terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A Verdade, Doa a Quem Doer !

Hello It's me. (efeito Adele)

Olá people. Tudo bem ? Tirando esse efeito adele de lado, vamos falar de coisa boa. 

Pra quem me conhece, e leu os últimos posts do blog sabe que em breve eu embarco na minha esperada jornada de Au Pair. Fora a ansiedade e a dor de cabeça que se tem com isso, eu falei da coragem de viver fora. (porque longe ou perto família faz falta)

Então hoje eu vim falar de como conseguir explicar para a sua família essa decisão, que para você é extremamente importante, e aconteça  o que acontecer você não vai mudar de ideia. Só lembrando que o que eu digo aqui é com base na minha experiencia e pelo o que eu vejo entre amigos e conhecidos.
Anyway...

Quando se decide contar para as famílias, cada um utiliza uma abordagem diferente. Alguns só contam próximo de embarcar, outros contam muito antes, outros simplesmente deixam a família descobrir através de outras pessoas. Depende muito do relacionamento com a família, costume, hábitos, se mora perto ou longe, etc. 


Eu vou contar o meu caso. Eu estudava inglês já havia uns 4 anos e sempre sonhei em fazer intercambio, mas estava na faculdade então minha família sempre dizia pra eu esperar. Terminar a faculdade e depois, se eu realmente tiver interesse, embarcar nessa jornada. Desta forma, quando eu realmente decidi fazer o intercambio, fui na agência e fechei, minha família ficou um pouco com receio, mas eles já esperavam isso. (Na verdade foi surto total, minha mãe chorou horas, meu pai ficou confuso e ficou piscando com um olho só, ae que rimos bastante e apanhei. Brincadeira, depois que eu expliquei tudo com calma, eles entenderam, foi difícil mas entenderam). Até mesmo porque eu só falava nisso. No meu caso tinha um certo pré aviso, mas quando seus pais confirmam, " Poxa, meu filho vai embora um ou dois anos e sabe lá Deus o que ele vai fazer lá". Aí amigo, é só lamentos, choro, felicidade, conselhos, perguntas e mais perguntas. 

Com meus amigos e alguns conhecidos a história foi totalmente diferente. A mãe era professora de uma universidade e acabou enviando a filha com 16 anos para intercambio de 1 ou 2 meses. Porque os próprios pais já entendiam a necessidade de se possuir fluência em outra língua. E  os benefícios, tanto pessoal quanto profissional, de fazer intercambio. Não que meus pais não tenham essa noção, mas para eles não há necessidade de viajar e morar fora se você pode estudar aqui e ficar "fluente" aqui e conseguir um emprego, e ficar nele até aposentar. #NOOOO


Bom a questão é que cada família apoia de uma maneira diferente. Perguntas, criticas, comentários vão existir. E é bom porque na maioria das vezes eles perguntam coisas que até você não sabe e acaba descobrindo. O importante é que de maneiras diferentes você irá mostrar o que realmente quer e verá que eles realmente irão te apoiar. Do jeito peculiar de cada um, mas eles sempre irão te amar. 

XOXO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário